4- ESTRUTURA E VOLUME DE ATIVIDADES CONTRATADAS Os indicadores a seguir demonstram o volume das atividades mensais de acordo com o número de leitos operacionais cadastrados pelo SUS, distribuídos nas seguintes áreas: 4.1 Internação Hospitalar A análise ocorre a partir da continuidade das atividades nos setores de internação: Especialidade Internação – Agosto/2024 Setor Leitos Operacionais Leitos Operacionaisdia Pacientesdia Permanência Média Taxa de Ocupação Clínica Geral 3 93 - - - Leitos Integrais 12 372 162 8 44% Clínica Cirúrgica 0 0 0 0 0 Obstetrícia 35 1085 1066 3 98% Pediatria Clínica 23 713 357 3 50% Total Mensal 73 2.263 - - - Leitos Complementares Setor Leitos Operacionais Leitos Operacionaisdia Pacientesdia Permanência Média Taxa de Ocupação UTI Adulto – T II 4 124 94 - 76% UTI Obstétrica – T II 6 186 91 - 49% UTI Neonatal – T II 10 310 274 - 88,3% UCI Neonatal – T II 10 310 254 - 82% Total Mensal 30 930 705 - 76% Considerando o total de leitos de internamento mais leitos complementares, temos um total de 103 leitos operacionais. Nossa meta contratual é de 93 Leitos Operacionais. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 19/09/2024 Página 8 de 29 4.2 Saídas Hospitalares As saídas hospitalares indicam a estimativa de atividade mensal de forma a avaliar o giro de leitos e acompanhar a produtividade. Alguns fatores de interferência são avaliados diante dos resultados encontrados, como baixa demanda, complexidade da doença, fatores sociais, entre outros, segue abaixo: Estimativa de Atividade Mensal – Agosto/2024 Setor Óbito >24h Alta Transferência interna Transferência externa Evasão Total Saída Clínica Geral 3 5 0 3 0 11 Leitos Integrais 0 20 0 0 0 20 Clínica Cirúrgica - Adulto 0 28 0 0 0 28 Clínica Cirúrgica - Pediatria 0 5 0 0 0 5 Obstetrícia – Alojamento Conjunto e UTI Obstétrica 0 371 0 0 0 371 Pediatria Clínica 0 128 0 0 0 128 UTI Adulto 2 30 0 0 0 30 UTI Neonatal 1 1 26 1 0 3 UCI Neonatal 0 13 15 0 0 0 Total Mensal 6 616 41 4 0 596 Fonte: Boletim de Informação Diária - BID, agosto de 2024. Fonte: Serviço de Contas Médicas e Gerência Administrativa, agosto de 2024. 11 20 33 371 128 30 3 0 596 500 500 500 500 500 500 500 500 500 Saídas Hospitalares ago/24 Saídas Hospitalares Meta Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 19/09/2024 Página 9 de 29 4.3 Atendimentos de Urgência e Emergência O atendimento de Urgência e Emergência é um serviço que garante a assistência a situações de risco de vida ou sofrimento intenso, com o objetivo de minimizar os efeitos e garantir a segurança do paciente. O serviço de Urgência e Emergência do Hospital João Murilo de Oliveira conta com as seguintes especialidades: Clínico Geral, Pediatria, Obstetrícia e Traumatologia. Nossa meta contratual é de 11.000 atendimentos/mês e 132.000 atendimentos/ano. Tendo o mês de agosto produzido um total de 12.147 atendimentos de urgência e emergência. Fonte: Serviço de Contas Médicas e Gerência Administrativa, agosto de 2024. 7500 2200 905 1542 12147 11000 11000 11000 11000 11000 Clínica Geral Pediatria Obstetrícia Traumatologia Total Serviços Emergencia ago/24 Atendimentos de Urgência e Emergência Meta Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 19/09/2024 Página 10 de 29 4.4 Consultas Ambulatoriais O atendimento ambulatorial é um serviço utilizado para fins de diagnóstico e/ou terapia. O Hospital João Murilo de Oliveira tem capacidade de atender pacientes externos que necessitam de consulta ministrada por profissional de saúde, sendo dividido em consultas médicas e não-médicas, segue abaixo: Consultas Ambulatoriais Não - Médicas – Agosto/2024 Especialidade Atendimentos Fisioterapia 518 Atendimento de Enfermagem 7 Total 525 O contrato de Gestão evidencia como meta a ser cumprida o quantitativo de 750 consultas médicas/mês, entretanto, no mês de agosto não houve cumprimento do quantitativo devido a diminuição das especialidades: Psiquiatria e Pediatria Clínica, ambos especialistas não estão ativos nas atividades laborais, tendo os mesmos contrato direto à Secretaria Estadual de Saúde, não havendo, até o momento, substituição dos mesmos. Consultas Ambulatoriais Médicas – Agosto/2024 Especialidade Atendimentos Clínico Geral 31 Cirurgião 128 Obstetrícia 91 Mastologista 36 Pediatria Egresso UTI Neonatal 12 Ortopedia 198 Total 450 Fonte: Serviço de Contas Médicas e Gerência Administrativa, agosto de 2024. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 19/09/2024 Página 11 de 29 4.5 Cirurgias Eletivas e de Urgência/Emergência As cirurgias eletivas são marcadas e avaliadas de acordo com a necessidade dos pacientes, no Hospital João Murilo de Oliveira elas são classificadas de acordo com tipos de cirurgia. Cirurgias Eletivas e de Urgência e Emergência – Agosto/2024 Especialidade Atendimentos Parto cesárea 68 Parto cesárea de alto risco 66 Curetagem 13 Esterilização 17 Cirurgias clínica médica 27 Cirurgia Pediátrica 5 Total 196 Nossa meta contratual é de 110 cirurgias/mês. No mês de agosto, foram realizadas 196 cirurgias conforme tabela acima. Fonte: Serviço de Contas Médicas e Gerência Administrativa, agosto de 2024. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 19/09/2024 Página 12 de 29 4.6 Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico - SADT O compilado dos exames laboratoriais e de imagem estão compilados abaixo conforme enviado no Boletim de Informação Diário – BID, estratificados por perfil adulto e pediátrico, tivemos um total de 21.888 exames realizados: Fonte: Boletim de Informação Diária - BID, agosto de 2024. O serviço de Hemodiálise é terceirizado e no mês de agosto foram realizadas 10 terapias dialíticas convencionais. O Boletim de Informação Diário é enviado diariamente para a Secretaria Estadual de Saúde e compilado do mês é reportado com as informações adicionais no relatório de Gestão e no SIMAS. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 19/09/2024 Página 13 de 29 5. VALORAÇÃO DA PARTE VARIÁVEL 5.1 Acolhimento com Classificação de Risco Fonte: Boletim de Informação Diária - BID, agosto de 2024. Conforme item 4.3, os atendimentos de urgência e emergência somam-se em 12.147, sendo classificados abaixo de acordo com protocolo de classificação interna. Fonte: Boletim de Informação Diária - BID, agosto de 2024. 7500 2200 905 1542 12147 11000 11000 11000 11000 11000 Clínica Geral Pediatria Obstetrícia Traumatologia Total Serviços Emergencia ago/24 Atendimentos de Urgência e Emergência Meta Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 19/09/2024 Página 14 de 29 5.2 Indicador de Satisfação do Usuário O indicador de satisfação do usuário nos ajuda a mensurar o quanto o usuário do Sistema Único de Saúde nas suas execuções via Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e Hospital João Murilo de Oliveira, está satisfeito com o atendimento em saúde fornecido pela unidade executante, de forma a nos possibilitar a identificação das áreas de maior atenção para possibilitar melhorias que levam à entrega de experiências melhores aos usuários. No mês de agosto foram realizadas 86 pesquisas de satisfação do usuário. As fichas de pesquisa de satisfação ficam disponíveis nas recepções da unidade, o que muitas vezes não promove uma adesão eficaz. No mês de setembro o fluxo de aplicação das pesquisas de satisfação foi alterado, onde houve até o momento maior adesão dos usuários. O indicador se dá pela soma das avaliações, sendo uma pesquisa positiva o resultado igual ou superior a 24 pontos. Tivemos um total de 78 avaliações positivas e 8 negativas, correspondendo assim a 90,6% de taxa de satisfação do usuário. Aprovado por: Eud Johnson de Lima Cordeiro Diretor Geral Data: 19/09/2024 Página 15 de 29 5.3 Taxa de Resolução das Queixas Recebidas O indicador de resolução das queixas recebidas nos permite aferir a resolução das queixas trazidas pelos usuários. As queixas além de serem recebidas pelo Portal da Transparência, também são registradas internamente, visto que, as queixas são externadas pelos usuários em momento de acolhimento e atendimento. Ao total, foram 29 queixas apresentadas de forma formal registradas e direcionadas para gestores responsáveis. Das 29 queixas recebidas, 5 ainda está em processo de tratamento e 24 foram resolvidas, correspondendo assim a 83% de taxa de resolução de queixa recebida pelo usuário.